DevOps (combinação para desenvolvimento e operações), como a maioria das novas abordagens, é apenas uma “buzzword” para muitas pessoas. Todos falam sobre o assunto mas nem todos sabem o que é. Em termos gerais, o DevOps é uma abordagem baseada em princípios ágeis e enxutos (filosofia lean) em que os diretores das empresas e os departamentos de desenvolvimento, operações e garantia de qualidade colaboram para fornecer software de forma contínua, permitindo ao negócio aproveitar as oportunidades de mercado mais rapidamente e reduzindo o tempo para incluir os feedbacks dos clientes.

Algumas pessoas dizem que o DevOps é apenas uma prática enquanto outros dizem que gira em torno da nuvem. DevOps se tornou uma abordagem de entrega de software orientada por negócios – uma abordagem que leva uma capacidade de negócios nova e aprimorada.

O mundo acelerado de hoje torna DevOps essencial para todas as empresas, que devem ser ágeis o suficiente para responder rapidamente à mudanças, tais como demandas dos clientes, condições de mercado, pressões competitivas ou requisitos regulamentares.

O valor do DevOps para os negócios

O DevOps aplica princípios ágeis em toda a cadeia de desenvolvimento de software. Ele permite que uma empresa maximize a velocidade de entrega de um produto ou serviço, desde a idéia inicial até a versão de produção. Modificando o produto ou serviço desde o primeiro feedback dos clientes.

Como o DevOps melhora a forma como uma empresa oferece valor a seus clientes, fornecedores e parceiros, é um processo comercial essencial e não apenas uma capacidade de TI. DevOps fornece retorno significativo de investimento em três áreas:

  1. Melhor experiência para o cliente
  2. Maior capacidade de inovação
  3. Mais agilidade para as entregas