Kubernetes

//Kubernetes
Kubernetes2017-08-22T00:49:31-03:00

O que é Kubernetes?

Kubernetes (ou também chamado de k8s) é uma plataforma de orquestração normalmente utilizado juntamente com o Docker para automatizar o deployment, escalar e gerenciar aplicações. Ele agrupa containers que fazem parte de uma aplicação em unidades lógicas para facilitar sua gerência e descoberta.

O Kubernetes foi desenvolvido e projetado originalmente por Joe Beda, Brendan Burns e Craig McLuckie do Google. O Google usava uma plataforma semelhante, o Borg, para gerenciar internamente os containers. As lições aprendidas com o uso dessa plataforma foram a principal influência para o desenvolvimento da tecnologia do Kubernetes. Os sete raios do logotipo do Kubernetes simbolizam o nome original do projeto, “Project Seven of Nine” (Projeto Sete de Nove). O Google doou o projeto Kubernetes à recém-formada Cloud Native Computing Foundation em 2015.

Por que utilizar o Kubernetes?

Quando se trabalha com containers é necessário uma plataforma que realize a orquestração destes. Em um ambiente que possui muitos servidores para execução de diversos containers é desejável um sistema externo para:

  • realize a alocação dos containers nos servidores corretos (em inglês é utilizado o termo scheduling)
  • gerenciamento do cluster de servidores
  • possivelmente o provisionamento de hosts adicionais
  • verificar a integridade e autorrecuperar containers substituindo ou reiniciando
  • outros

O Kubernetes abstrai o ambiente caótico para simplificar a gerencia deste cluster.

Primeiros Passos

Fale com um especialista