OpenShift Origin2019-09-20T09:30:11-03:00

O que é o OpenShift?

O Red Hat OpenShift é uma plataforma de aplicativos em containers que oferece as tecnologias Docker e Kubernetes para as empresas. Independentemente da sua arquitetura de aplicativos, o OpenShift permite criar, desenvolver e implantar seus aplicativos de forma simples, rápida e em praticamente qualquer infraestrutura, seja ela pública ou privada.

OpenShift Origin é o projeto OpenSource da comunidade que fornece a base para o Red Hat Openshift e possui um gerenciamento completo do ciclo de vida da aplicação e diversas ferramentas DevOps.

Por que utilizar o OpenShift Origin?

O Kubernetes e o Docker, as tecnologias bases para o OpenShift Origin são extremamente confiáveis e renomadas e sozinhos já são tecnologias poderosas. O Docker, através de diversas tecnologias do kernel Linux, inovou e simplificou a criação de containers em 2013. O Kubernetes, projeto criado e utilizado pelo Google, atualmente ajuda a gerenciar e provisionar cerca de 7.000 containers por segundo dentro da empresa, todos os dias.

A partir dessas duas tecnologias foi criado o OpenShift Origin, projeto que facilita a criação de novos containers e faz gerência completa do ciclo de vida das aplicações.

Processo Source to Image (S2I)

O OpenShift Origin possui um processo chamado de S2I que automatiza todas tarefas de build de novos containers. É um processo integrado à algum SCM (Source Control Management), onde o Origin busca o código, faz a build da imagem do container e cria o número de containers necessário. Essa tecnologia torna mais simples a implementação de Continuous Integration e Continuous Delivery pelos times de desenvolvimento.

Na imagem abaixo, o código é buscado no Git (o SCM escolhido), compilado e deployado no formato de containers:

Características

Primeiros passos

O projeto fornece uma imagem instalada com o OpenShift onde é possível testar a maioria das características, inclusive o processo Source-to-Image. A imagem se chama Minishift e pode ser executada na grande maioria dos hypervisors conhecidos.

O download e documentação de como instalar a VM pode ser encontrado aqui: https://docs.openshift.org/latest/minishift/getting-started/installing.html

Se desejar, fale com um de nossos especialistas para entender como a Cloud Labs pode lhe ajudar a implementar o OpenShift Origin.

Consultoria

Deseja consultoria especializada?  fale com um de nossos especialistas para entender como a Cloud Labs pode lhe ajudar a implementar o OpenShift Origin.

Fale com um especialista