Puppet2017-08-22T00:50:05-03:00

O que é o Puppet?

Puppet fornece um modo padrão de aplicar e gerenciar configurações do sistema. Ele coleta informações do sistema e usa-as para criar uma configuração de sistema personalizado usando um conjunto de módulos. Estes módulos contêm parâmetros, argumentos condicionais, ações e templates. Puppet é usado tanto como uma ferramenta de linha de comando do sistema local ou em um ambiente cliente-servidor onde o servidor atua como mestre e aplica a configuração para vários sistemas cliente, usando um agente. Isso fornece uma maneira para configurar automaticamente os sistemas recém-provisionados, individualmente ou simultaneamente para criar uma infraestrutura específica.

Enterprise Puppet ou open source Puppet?

Após uma rápida pesquisa, você vai perceber que existem duas versões do Puppet, a chamada open source Puppet que é mantida pela comunidade e tem todos os recursos até aqui citados e a versão Puppet Enterprise onde além dos recursos já citados é disponibilizado uma equipe de suporte e recursos adicionais.

Mais informações sobre a diferença entre as versões podem ser encontradas nesse endereço: https://puppet.com/product/puppet-enterprise-and-open-source-puppet

Como funciona?

  • Primeiro, você define o estado desejado do servidor usando uma linguagem declarativa de configuração; simples, mas poderosa.
  • Em seguida, você pode simular mudanças e configurações antes de aplicá-las, então você sabe exatamente o que vai acontecer quando uma alteração for feita.
  • O Puppet impõe o estado desejado de suas máquinas e corrige automaticamente flutuação de configuração.
  • Com o Puppet Enterprise você não tem que peneirar manualmente através de arquivos de log para descobrir o que está acontecendo. Você recebe relatórios que detalham a configuração exata de seus sistemas, incluindo quando as alterações foram feitas.
  • Como resultado, você tem máquinas que fazem exatamente o que você quer que elas façam (e ficar desse jeito), sem a execução de scripts manuais inúmeras vezes.